ESTIMULAÇÃO MAGNÉTICA TRANSCRANIANA - EMT
TRATAMENTO NÃO MEDICAMENTOSO PARA DEPRESSÃO E ANSIEDADES


O que é a Estimulação Magnética Transcraniana (EMT)?

É um tratamento para a Depressão e Ansiedade que não é baseado em medicações.

Comprovado, respeitado, reconhecido pelo CFM, pela ANVISA e utilizado por um número cada vez maior de médicos nos países de primeiro mundo e nos grandes centros do Brasil.

Com a moderna tecnologia de ondas magnéticas direcionadas para as regiões do cérebro alteradas na Depressão e Ansiedade o paciente consegue alívio dos seus sintomas sem ser exposto ao risco de efeitos colaterais que existe em qualquer medicação.

Todo paciente tem medo e receio dos efeitos colaterais das medicações psiquiátricas, em muitos casos a Estimulação Magnética Transcraniana pode evitar o uso de substâncias controladas.

Pessoas que fazem tratamentos há anos já utilizaram muitos antidepressivos, que e ainda não conseguiram resolver os sintomas podem fazer a EMT como um aliado no tratamento.

 

Marque sua consulta agora

 

A Estimulação Magnética Transcraniana é inovadora em seus aspectos técnicos: não invasiva, estímulo focal e indolor, simples de ser aplicado e extremamente segura quanto a efeitos colaterais.

Esse tratamento não tem relação com a eletroconvulsoterapia - o eletrochoque -, técnica antiga que trata transtorno mentais com eletricidade e crises convulsivas. Não existe qualquer tipo de corrente elétrica ou “choque” aplicado no paciente.

A EMT foi aprovada em 2012 pelo Conselho Federal de Medicina como prática médica no Brasil para o tratamento da Depressão. Nos Estados Unidos, Canadá e União Européia também é reconhecida como uma grande descoberta na psiquiatria.


image
image
image

Como funciona a EMT

Na EMT, uma bobina pequena posicionada sobre o couro cabeludo transmite um estímulo magnético para o cérebro, induzido a modulação da atividade neuronal.

Características do tratamento com Estimulação Magnética Transcraniana Repetitiva ou EMTr:

  • Praticamente isenta de efeitos colaterais (quando realizado de maneira personalizada com médico)
  • Mais rápida que antidepressivos convencionais
  • Seguro, não invasivo e não requer anestesia
  • A quantidade de sessões e frequência são definidas individualmente com cada paciente
  • Não é preciso interromper tratamento com medicamentos para iniciar a EMT

Preciso interromper minhas medicações para fazer a EMT?

Não. O momento correto de ajustar, reduzir ou retirar as medicações será estabelecido conforme a sua resposta e com o médico especialista. Pacientes podem precisar do uso de medicações em conjunto com a EMT para conseguir as melhores respostas para a Depressão e Ansiedade.

Quais são os efeitos colaterais da EMT?

A técnica é considerada muito segura, com uma baixa taxa de efeitos colaterais. Os mais comuns são desconforto no local da aplicação, alguns pacientes sentem dores de cabeça ou náuseas que costumam melhorar após uso de medicações sintomáticas simples.

Existe um risco teórico de convulsões, que é menor do que o associado a alguns antidepressivos e, segundo os registros, ocorre principalmente em pessoas com epilepsia descompensada ou uso crônico de drogas.

Pacientes com transtorno bipolar podem apresentar sinais de mania ou hipomania, da mesma forma que aconteceria com um antidepressivo. Isso não impede o uso na depressão do transtorno bipolar.

Como em qualquer tratamento médico, a resposta individual de cada pessoa pode variar. Lembre-se que não é possível garantir resultados, pois isso depende do seu organismo, da doença e de outros fatores.

A Estimulação Magnética Transcraniana em Cuiabá - Mato Grosso

No IPEC aplicamos os mesmos princípios do tratamento utilizados no Toronto Western Hospital, um dos maiores centros de estimulação magnética das Américas. Onde dezenas de pesquisas e milhares de tratamentos com Estimulação Magnética Transcraniana foram realizados.

Somos o único centro especializado de Cuiabá a utilizar a Estimulação Magnética Transcraniana no tratamento da Depressão, buscamos facilitar o acesso ao método com tratamento individualizado para cada pessoa.

Depressão tem Tratamento!

 

Marque sua consulta agora