ESTIMULAÇÃO MAGNÉTICA TRANSCRANIANA - EMT


image
image
image

O que é a Estimulação Magnética Transcraniana (EMT)?

É um procedimento médico, que utiliza ondas magnéticas excitatórias ou inibitórias para modular o funcionamento cerebral, modificando de maneira duradoura a atividade neuronal.

A Estimulação Magnética Transcraniana é um método inovador em seus aspectos técnicos: não invasivo, estímulo focal e indolor, simples de ser aplicado e com baixíssimo risco em seres humanos, com perfil extremamente benigno de efeitos colaterais.

Esse tratamento não tem relação com a eletroconvulsoterapia, técnica antiga que trata diversos transtorno mentais através da indução de crises convulsivas. Não existe qualquer tipo de corrente elétrica ou “choque” aplicado no paciente.

A EMT foi aprovada em 2012 pelo Conselho Federal de Medicina como prática médica no Brasil para o tratamento da Depressão e de Audição de vozes na Esquizofrenia. Nos Estados Unidos, a aprovação para essas indicações ocorreu em 2008.

 

Como funciona a EMT

Na EMT, uma bobina pequena recebe uma corrente elétrica alternada extremamente potente, logo um campo magnético é gerado e oscila rapidamente; a bobina posicionada sobre o couro cabeludo transmite este estímulo para o cérebro que o converte novamente em corrente elétrica. Ocasionando a modulação da atividade neuronal.

Características do tratamento com Estimulação Magnética Transcraniana Repetitiva ou EMTr:

● Praticamente isenta de efeitos colaterais (quando realizado de maneira personalizada com médico)
● Rápida resposta ao tratamento
● Tratamento seguro, não invasivo e não requer anestesia
● A quantidade de sessões e frequência são definidas individualmente com cada paciente
● Não é preciso interromper tratamento com medicamentos para iniciar a EMT

 

Em quanto tempo começarei sentir a resposta ao tratamento com Estimulação Magnética Transcraniana?

O início da resposta com Estimulação Magnética Transcraniana varia de pessoa para pessoa, mas em geral ocorre a partir da 2° semana de tratamento, quando o paciente começa a observar melhora no humor, no sono e na energia para as atividades diárias.

 

Indicações a EMT

● Quadros de transtorno depressivo e bipolar, principalmente os que não responderam bem ao tratamento com medicamentos antidepressivos
● Casos em que a medicação não é bem tolerada, apresentando efeitos colaterais
● Casos especiais, de pessoas que querem evitar uso de medicação, como mulheres grávidas, amamentando ou idosos
● Alucinações auditivas na Esquizofrenia.

 

A estimulação Magnética Transcraniana em Cuiabá - Mato Grosso

No IPEC aplicamos os mesmos princípios do tratamento utilizados no Toronto Western Hospital, um dos maiores centros de estimulação magnética das Américas. Onde dezenas de pesquisas e milhares de tratamentos com Estimulação Magnética Transcraniana foram realizados.

Somos o único centro especializado de Cuiabá a utilizar a Estimulação Magnética Transcraniana no tratamento da Depressão, buscamos facilitar o acesso ao método com tratamento individualizado para cada pessoa.

Depressão tem Tratamento!